Wicca – O que é?

A Wicca, uma religião pagã moderna que cultua a Terra e a natureza, foi estabelecida na década de 40 e 50 por Gerald Gardner (em inglês). Gardner definiu a bruxaria como uma religião positiva e afirmadora da vida. O tema central wiccano é \”se não prejudicar, faça sua própria vontade\”.

Gardner também relacionou essa definição a muitas práticas e habilidades de bruxaria que existiram por séculos e foram parte de muitas diferentes religiões e culturas. Essas práticas incluíram coisas como adivinhação (presciência), plantas medicinais, mágica e habilidades psíquicas. Toda a bruxaria moderna na Bretanha, Europa, América do Norte e Austrália evoluiu com base na definição e sistema de crença gardneriano.

O Diabo
 
A Wicca não tem crença no diabo e não endossa a ideia cristã de inferno, portanto, a ideia de que os bruxos modernos cultuam o diabo não tem sentido. Há muitas definições conflitantes de \”Wicca\” e \”bruxo\”, e mesmo os bruxos de hoje não concordam totalmente sobre como definir a si mesmos e sua religião. A maioria, contudo, se autodenominam bruxos e sua religião como Wicca. Há, na verdade, várias tradições wiccanas que têm crenças variadas, todas vagamente baseadas nos ideais gardnerianos. A maioria do que abordamos neste artigo é baseada na tradição gardneriana.

 

No Brasil, Claudiney Pietro, bruxo conhecido como Lugh é um dos ativistas mais dedicados à desmistificação da Wicca ou religião da Mãe-Terra. Segundo Lugh, todo bruxo procura viver em harmonia e respeitar todos os seres, procurando a única diretriz da Bruxaria chamada de \”Dogma da Arte\”: \”Faça o que quiser sem prejudicar nada e nem ninguém\”.
Para o bruxo Lugh, a chegada até a Bruxaria no Brasil, na maioria das vezes, vêm de uma busca religiosa capaz de acomodar diferentes pessoas, de diferentes idades e posições sociais.

 

Energia da magiaA crença wiccana é que quando os bruxos se unificam com as divindades através de rituais, eles entram em sintonia com a força vital geral ou energia cósmica. Isso permite que o bruxo controle de alguma forma essa energia (quer dizer, a energia de si mesmo e do seu ambiente) e direcione-a para a mudança \”pessoal\” através da magia. A teoria acompanha o conceito científico de que toda matéria vibra com sua própria energia. A velocidade dessa vibração é ditada pelo movimento das moléculas que compõem o objeto. Se o objeto é sólido ou não, também é determinado pelo movimento das moléculas. De acordo com Feitiços para Covens, a energia do corpo do bruxo também tem uma vibração – tanto uma taxa física de vibração quanto uma taxa espiritual de vibração. Durante os rituais de aumento de poder, os bruxos acreditam que as moléculas de seus lados físico e espiritual se fundem para aumentar sua energia geral e criar um caminho para a energia fluir através deles. Para não esgotar suas próprias reservas de energia pessoal, eles também obtêm energia da Terra e do céu.

 

Praticando a Wicca
Tanto homens quanto mulheres podem ser bruxos. Os homens também são chamados bruxos, não magos. A palavra feiticeiro na verdade significa \”quebrador de maldições\” e data da época de caça às bruxas: foi usada para se referir aos que traíram outros bruxos e no mundo da bruxaria ela ainda tem uma conotação ruim.
Uma pessoa não precisa de um \”dom\” para ser um bruxo wiccano, apenastreinamento. A Rede do Wiccano é a lei do bruxo e código de ética. Ela diz (em parte):
Deves obedecer a Lei Wiccana, Em perfeito amor e perfeita confiança. Cumpre essas oito palavras da Rede do Wiccano, Contanto mal não haja, fazei o que quiserdes. E lembra sempre da Regra Tríplice, O que fizerdes a ti retornará. Segue isso com a mente e o coração, E feliz te reunirás e feliz partirás.
Consulte a Witches\’ Voice: a Rede do Wiccano (em inglês) para ler o texto completo. O que isso significa é que os bruxos não devem realizar magia que prejudique outra pessoa. E se fizerem isso, retornará a eles triplicado. Portanto, se um bruxo enfeitiçar alguém, ele experimentará uma infelicidade três vezes maior. Essa é uma parte muito importante da crença do wiccano. A magia que realiza deve ser apenas para mudança pessoal.
Tipos de magia
A magia pode ser usada tanto para o bem quanto para o mal. O tipo de magia (magia negra ou magia branca), junto com a intenção do bruxo, determina o resultado. Muitos bruxos, contudo, declaram que a magia negra pode ser usada para o bem, exatamente como a magia branca pode ser usada para o mal – tudo depende da intenção.

Fonte: Umjeitomisticodeser.blogspot.com.br



Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *