Açafrão

Os Benefícios do Açafrão: Para Que Serve e suas Propriedades em Alimentos.
O açafrão, especiaria consumida mundialmente, é original da Índia, é também uma fonte rica em nutrientes benéficos para o corpo e cérebro.

Para que serve esse ingrediente?

Ele costuma ser utilizado para aliviar sintomas de diversos problemas de saúde, como a asma, coqueluche, insônia, câncer, aterosclerose, depressão e doença de Alzheimer. Também é consumido pelas mulheres para suavizar o desconforto menstrual e os sintomas da TPM, uma vez que reduz o nível de cortisol e o estresse e aumenta o nível de estrogênio.

Já os homens, podem ingerir para prevenir a ejaculação precoce, o câncer de próstata e infertilidade.
Além de conter alfa e betacaroteno, dois potentes antioxidantes naturais, o açafrão, possui ainda o
alfa-crocin, carotenoide, responsável pela coloração dourada da especiaria, que protege as células nervosas e promove a regeneração dos nervos. Entre os diversos benefícios do açafrão estão sua ação antisséptica, digestiva,
anti-inflamatória, antioxidante, antidepressiva e anticancerígena, atuando principalmente na prevenção.
É ainda uma grande fonte de minerais e rico em Vitamina A, ácido fólico, riboflavina e Vitamina C, essenciais para uma boa saúde.

*Benefícios do Açafrão:* 🔅
Conheça abaixo para que serve o açafrão e sua propriedades:🔅
1. Perda de peso:
A perda de peso está entre os principais benefícios do açafrão, uma vez que possui habilidade de aumentar a serotonina no cérebro, hormônio que tem influência direta em nosso apetite. Uma descoberta mostrou que ao ingerir o açafrão, as pessoas sentiam menos fome. A própria influência do extrato em problemas emocionais tem seu reflexo no maior bem estar, o que consequentemente alivia a vontade de comer, que geralmente está ligada a algum descontrole emocional.
2. Ossos e massa muscular:
O açafrão também ajuda a desenvolver ossos saudáveis e fortes e um bom tônus muscular, como resultado de seu alto nível de magnésio, que aumenta a absorção de cálcio nos ossos e assegura o bom funcionamento dos músculos e do coração.
3. Antidepressivo: Como já vimos, uma das propriedades do açafrão é ajudar na produção de serotonina, que ajuda a elevar o humor. Isso ajuda a levar o sangue para o cérebro e na redução da depressão e apreensão, melhorando o humor. É comprovado que o extrato de açafrão proporciona a sensação de bem-estar.
4. Antioxidante:
Os danos oxidativos estão associados ao envelhecimento e a várias doenças. Envolvem radicais livres, moléculas altamente reativas com elétrons desemparelhados. Os antioxidantes do açafrão protegem o organismo dos radicais livres e seus danos,
neutralizando-os, graças à sua estrutura química, e ainda estimula os mecanismos antioxidantes do próprio organismo.
5. Para os olhos:
Os carotenoides encontrados no açafrão, ajudam na proteção dos olhos. Eles atuam contra doenças como a degeneração macular e catarata. Além disso, também ajudam na proteção dos raios solares nocivos e na regulação do ácido graxo das membranas celulares, tornando os olhos fortes e com uma proteção maior.
6. Para o Coração:
As propriedades do açafrão antioxidantes ajudam na redução do colesterol e triglicerídeos no organismo, evitando problemas circulatórios. Também ajuda a bombear oxigênio, tornando o sistema circulatório mais eficiente.
7. Na prevenção do câncer:
Os carotenoides do açafrão, Crocin e Safranal, possuem propriedades que podem ajudar a inibir o crescimento de tumores no organismo. As substâncias mostraram ser benéficas na proteção contra os câncer de cólon, próstata, fígado e ovário.
8. Para a memória:
O açafrão auxilia na memória, através de seus ativos antioxidantes, Crocin e Crocetina, que ajudam a manter longe doenças como Alzheimer e Parkinson. O alimento também reduz os estresses celulares, protegendo o sistema nervoso central e melhora os processos de aprendizagem.
9. Propriedades do Açafrão:
Antibacterianas e podem ser muito benéficas à pele. O extrato é capaz de reduzir a acne, sendo aplicado diretamente sobre a área afetada. Ele age ainda como um esfoliante natural e pode ajudar na remoção de células mortas. Além disso, ao ser aplicado junto com o leite, pode clarear a pele ou remover pigmentos.
10. Prevenção de Artrite:
A redução da erosão óssea ainda faz parte dos benefícios do açafrão, além deste, ajuda também na cura de dores e inchaço nas articulações. Pode ser ingerido para prevenção de artrite por seus benefícios anti-inflamatórios.
*Contraindicação e efeitos Colaterais:🔅
Ainda que seja uma substância natural, é necessário ter atenção na dosagem e observar os possíveis efeitos colaterais, ainda que não atinja a maioria dos consumidores.
A ingestão de grandes quantidades não é indicada para mulheres grávidas, pois tem efeito abortivo. Entre os problemas que podem afetar alguns indivíduos, a tontura é provavelmente o mais comum. Outros sintomas são a tosse, asma, insônia, azia e pele ressecada. Além disso, embora o alívio da TPM seja um dos benefícios do açafrão para as mulheres, pode também resultar em cólicas menstruais para algumas.
*Dosagem:*
A dosagem recomendada no tratamento de depressão leve a moderada e da síndrome pré-menstrual é de 30mg diárias divididas em 2 doses. Já a melhora na capacidade antioxidante, foi demonstrada em pacientes com doença na artéria coronária, utilizando extrato de açafrão de 50 mg duas vezes ao dia.
Nome: Açafrão (crocus sativus)
Regente: Sol
É muito eficaz nos feitiços amorosos.
Açafrão Sinônimo:
Açafrão-Oriental.
Também usam-se os estigmas em chá ou cozimento para combater gases intestinais, doenças dos rins, histeria, perturbações nervosas, asma, tosse, bronquite, coqueluche, melancolia.
A raiz é diurética, digestiva e acelera a circulação. Em doses elevadas produz, embriaguez e delírio.
É preciso cuidado! Usar doses fracas, 1 vez ao dia .
Açafrão Planta de influência jupteriana, seu uso além de condimento em nossas cozinhas, tem um largo uso em defumações para atrair melhores condições financeiras. Associado a “noz moscada” é um poderoso abre alas para situações financeiras difíceis.
É também utilizado nos filtros amorosos em conjunto com outras ervas.
*USE E ABUSE DO AÇAFRÃO!!*



Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *